speed@speededitora.com.br Tel.: (31) 3388 2280
 
Notícias

Veja algumas notícias relacionadas à Speed Editora Gráfica e ao mercado gráfico.

- Já são muitas as empresas brasileiras que, conscientes da necessidade de preservação ambiental, passaram a refletir sua responsabilidade social com o uso do papel reciclado em quase tudo.

- Os produtos fabricados, considerados ecologicamente corretos, são os mais diversos. Vão de papéis de presente, agendas, formulários, talões de cheques a jornais, livros, revistas, cadernos escolares e embalagens.

Papel reciclado ou virgem?

Na hora de escolher, qual o papel mais amigo do meio ambiente: reciclado ou de pasta virgem? A resposta não é simples.

O Instituto Akatu, que trabalha com sustentabilidade, disse que "ainda não existem estudos específicos e definitivos comparando os impactos dos papéis reciclados comparativamente aos brancos".

Para a produção de papel virgem, o diretor Délcio Rodrigues, da Ekos Brasil, explica que "precisa de solo, mudas, fertilizantes, água e energia fóssil.

O papel reciclado, gera impactos também onerosos. Délcio explica que "a questão toda do papel (reciclado) é o branqueamento, que consome muita água e produtos químicos tóxicos". Um dos vilões seria o "ftalato", um aditivo usado para dar plasticidade à tinta. "Esses componentes, se não tratados, são altamente poluentes".

As entidades defendem a ampliação da reciclagem, mas mesmo que ela atingisse 100%, o fornecimento de papel virgem é uma necessidade do mercado. "O reabastecimento com papel novo é permanentemente necessário. Eles são complementares". explica o diretor Afonso Moraes Moura, ABTCP.

Filtro
Palavra chave:
Data de publicação:
a
Assunto:
Ordenar por:
Tipo ordenação:



No momento não existe nenhuma notícia cadastrada.

Tel.: (31) 3388 2280 - Belo Horizonte / MG


2017 Copyright SPEED EDITORA GRÁFICA

Tel.: (31) 3388 2280 - Belo Horizonte / MG

2017 Copyright SPEED EDITORA GRÁFICA