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NOVOS AUTORES

Publicar por conta própria pode ser uma opção lucrativa ainda para quem tenha um público cativo, como médicos e professores, porque nesse caso a venda de cada exemplar supera em muito os 10% que as editoras comerciais pagam a seus autores.

Eis uma lista de serviços recomendáveis para a produção de um bom livro.

1. Redação ou edição de texto. Quando o original está confuso ou longo demais, ou quando o autor tem uma boa idéia mas não escreve bem, é recomendável chamar um escritor profissional.

2. Revisão de texto. Mesmo quando bem escrito e organizado, é bom que o original passe por uma revisão profissional que o deixe padronizado e correto.

3. Diagramação e paginação. Metade do efeito visual de um livro decorre da maneira como o texto é distribuído nas páginas. Quanto mais experiente for o profissional que presta o serviço, menos viúvas, buracos e páginas de má legibilidade haverá.

4. Capa. Assim como a diagramação, o impacto da capa é violento e um dos principais atrativos do livro em livrarias. Investir num profissional competente e experiente vale a pena.

5. Impressão. Hoje em dia é possível imprimir baixas tiragens de livros com boa qualidade, devido à variedade de tecnologias disponíveis. Vale a pena comparar os produtos acabados de diferentes gráficas para escolher a que mais interessa.

6. Distribuição. Existem alguns mecanismos de distribuição acessíveis a autores, ainda que não funcionem como a distribuição nacional de editoras comerciais. Algumas livrarias aceitam consignações, sites e editoras de livros eletrônicos fazem a venda virtual. São apoios que ampliam um pouco a venda direta pessoal.

7. Divulgação. Todo lançamento no tumultuado mundo da cultura precisa ser feito com o máximo de barulho para obter algum retorno. Uma assessoria de imprensa habituada a trabalhar com livros costuma dar bons retornos. Seu trabalho é complementado pela coleta de clippings, mas é claro que isso é aplicável somente para obras que tenham alguma apelo para a imprensa.

8. Marketing. Mesmo lançando-se por conta própria, um autor pode investir em marketing para aumentar suas chances de impressionar o mercado. Materiais de apoio como folders e lançamentos bem planejados podem resultar em uma boa divulgação.

9. Site. Se o livro tem algum apelo comercial, é interessante que ocupe espaço na internet não só como produto a ser vendido em livrarias, mas também na forma de um site que preste serviços. A internet é um canal de divulgação dos mais interessantes na relação custo/benefício.

10. Informação. Como qualquer outra atividade, publicar um livro requer uma coleta de informações especializadas. É possível contratar consultores ou obter pareceres de profissionais experientes para indicar o caminho das pedras.

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