speed@speededitora.com.br Tel.: (31) 3388 2280
 
Papel Reciclado ou Certificado

Todo papel utilizado é de madeira de reflorestamento 100% ecológico reciclável ou papel reciclado.

reciclar

Recentemente, duas empresas precursoras da responsabilidade ambiental no País deixaram de priorizar o papel reciclado em suas atividades. O Banco Real restringiu sua utilização a talões de cheques, material de merchandising e malas diretas. Na Natura, ele foi praticamente abolido. Em ambos os casos, as companhias passaram a usar o chamado papel virgem com o certificado FSC alegando melhores benefícios socioambientais. Mas até o momento nem empresas e nem ONGs conseguem ser conclusivas frente à questão "qual papel é ecologicamente mais correto?". A própria Natura confundiu os papéis. Em resposta enviada à reportagem do Último Segundo, afirma que o certificado FSC "define critérios de certificação florestal e de cadeia de custódia em toda a cadeia produtiva do papel". Trata-se de um equívoco. O FSC (Conselho de Administração de Florestas, em português) é uma organização não-governamental que define critérios de certificação florestal em todo o mundo, mas não monitora o trabalho de transformação da madeira em papel.

Dentro das fábricas, onde há geração de dejetos tóxicos e alto consumo de água e energia, o FSC não trabalha. "Estamos lançando uma política que vai monitorar a parte social e ambiental das indústrias, mas ainda estamos fazendo testes", disse Lucia Massaroth, engenheira florestal do Imaflora, uma das empresas que faz a monitoração das florestas para o FSC.

A reportagem do Último Segundo perguntou a ONGs e entidades atuantes no ramo e nenhuma pesquisa nacional que apontasse qual tipo de papel, o reciclado ou o certificado FSC, é menos impactante à natureza foi revelada. Pelo contrário, essas empresas reclamaram da falta de conclusão sobre o assunto.

O Instituto Akatu, que trabalha com sustentabilidade, disse que "ainda não existem estudos específicos e definitivos comparando os impactos dos papéis reciclados comparativamente aos brancos".

Fonte: Bruno Rico

* Sustentabilidade

* Impacto ambiental do papel

* Certificados

* Papel virgem e reciclado

* Tendências

* Vídeos

* Apresentação



Tel.: (31) 3388 2280 - Belo Horizonte / MG


2017 Copyright SPEED EDITORA GRÁFICA

Tel.: (31) 3388 2280 - Belo Horizonte / MG

2017 Copyright SPEED EDITORA GRÁFICA