speed@speededitora.com.br Tel.: (31) 3388 2280
 
Impacto ambiental do papel

Mas ambas as atividades geram impactos agressivos sobre a natureza. Para a produção de papel virgem, além do desmatamento, o diretor Délcio Rodrigues, da Ekos Brasil, explica que "precisa de solo, mudas, fertilizantes, água e energia fóssil. Quando paramos para olhar cada um desses fatores, vemos cada um desses impactos. Quanto mais uso a área, menor a possibilidade de recuperação da biodiversidade, além da liberação de gases de efeito estufa e da perda da terra, que vai parar em rios"

O papel reciclado, embora não derrube florestas, gera impactos também onerosos. Délcio explica que "a questão toda do papel (reciclado) é o branqueamento, que consome produtos químicos muito tóxicos". Um dos vilões seria o "ftalato", um aditivo usado para dar plasticidade à tinta. "Esses componentes, se não tratados, são altamente poluentes".

Segundo ele, apesar dos dados confirmarem o impacto menor do papel reciclado sobre a natureza, seria um erro achar que ele não agride o meio ambiente. "O grande mito é achar que as fábricas de papel reciclado são melhores do que as outras", alerta.

Entidades do setor apontam a fiscalização do tratamento dos dejetos tanto em fábricas de papéis reciclados como de papel virgem como uma atividade tão importante quanto a utilização de madeira proveniente de florestas replantadas. Não adianta, assim, comprar papel reciclado. Tem que conhecer como a empresa trata seus dejetos.

* Papel Reciclado ou Certificado

* Sustentabilidade

* Certificados

* Papel virgem e reciclado

* Tendências

* Página inicial

* Vídeos



Tel.: (31) 3388 2280 - Belo Horizonte / MG


2017 Copyright SPEED EDITORA GRÁFICA

Tel.: (31) 3388 2280 - Belo Horizonte / MG

2017 Copyright SPEED EDITORA GRÁFICA