speed@speededitora.com.br Tel.: (31) 3388 2280
 
Papel virgem e reciclado

Especialistas ressaltam, também, que é necessário lembrar que, para se produzir papel reciclado, em algum momento foi necessária a produção de papel virgem. De acordo com Afonso Moraes Moura, da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), a vida útil do papel dura de 4 a 7 reciclagens. E, a cada nova reciclagem, o papel vai perdendo qualidade e ganhando novas funções.

No seu primeiro estágio (virgem) ele pode, por exemplo, ser um papel sulfite. Depois, reciclado, pode até voltar a ser sulfite mas, para isso, precisa receber certa quantidade de papel virgem. Na próxima reciclagem, pode se tornar embalagem de mercadorias. Numa quarta reciclagem, já se torna caixa de papelão. E, no último estágio, vira "miolo" de caixa de papelão.

Segundo dados da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), o País recicla metade de todo seu papel produzido. Entre os papelões, cerca de 75% é reciclado. As entidades defendem a ampliação da reciclagem, mas mesmo que ela atingisse 100%, o fornecimento de papel virgem é uma necessidade do mercado. "O reabastecimento do mercado com papel novo é permanentemente necessário. Eles são complementares", explica o diretor Afonso Moraes Moura, ABTCP.

* Papel Reciclado ou Certificado

* Sustentabilidade

* Impacto ambiental do papel

* Certificados

* Tendências

* Apresentação

* Vídeos



Tel.: (31) 3388 2280 - Belo Horizonte / MG


2017 Copyright SPEED EDITORA GRÁFICA

Tel.: (31) 3388 2280 - Belo Horizonte / MG

2017 Copyright SPEED EDITORA GRÁFICA